Curriculum Vitae
João Micael
Curriculum Vitae
Curriculum Vitae (english version)
 

João Micael
É especialista em Protocolo e Imagem no âmbito pessoal, social, profissional e empresarial.

Objectivos profissionais
Criar prestígio pessoal e institucional a particulares e empresas;
Potenciar relações empresariais de excelência.

Cargos actuais
Presidente da Matriz Portuguesa - MPADC - Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento; Ver mais»
Director da Academia de Protocolo;
Director da revista Portugal Protocolo.

Reconhecimento
É Membro Honorário do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora, em reconhecimento do seu prestígio e pelo contributo dado à promoção das literaturas e culturas lusófonas no Mundo.

Competências profissionais
Profere palestras sobre o Protocolo, Imagem e Comportamento Empresarial em várias instituições;
Formador nas "Master Classes de Protocolo para Executivos e Empresas";
Consultor de Protocolo e organização de eventos e cerimónias;
Consultor de Imagem e Excelência Profissional.

Formação académica
Pós-Graduação “Imagem, Protocolo e Organização de Eventos”, ISLA, Lisboa;
Curso de Protocol Plus, de Heather Pickering, Instituto Americano de Estudos de Comunicação;
Curso de Media Training, Instituto Americano de Estudos de Comunicação;
Curso “Ler Heráldica”, no Palácio Nacional da Ajuda;
Curso de design nas áreas da Moda e Comunicação, no Centro Internacional de Técnicos de Moda;
Curso de História da Arte, na Sociedade de Belas Artes;
Certificado pelo IEFP (Certificado de Aptidão Pedagógica).

Publicações

“Os Arroubamentos de Espírito de D. Maria I, Monólogo – Galeria das Rainhas Portuguesas”, 2015

“Protocolo Litúrgico”, 2015

“Protocolo à Mesa”, 2012 - Ver mais»

“Protocolo nas Empresas em Portugal”, 2012- Ver mais»

"Dom Diniz segundo Virgínia Goes", para a pintora Virgínia Goes, 2012

"Sublime Fantasia", para a pintora Virgínia Goes, 2009

“Protocolo Tauromáquico” (no prelo)

“História do Traje – Das Origens à Actualidade” (no prelo)

“Galeria das Rainhas Portuguesas” (no prelo)

Outros

Criador do Prémio Femina em 2010 - Ver mais»

 
Biografia profissional

2017

Março
“Encontros do Mundo em Lisboa – Dia da Mulher Diplomata”,com Dinah Azevedo Neves, diplomata Portuguesa, Convidada de Honra, 21 de Março, no Aura Restaurante, Lisboa. 

Realização do recital solidário, com a soprano Elisabete Matos, acompanhada ao piano por Natalia Riabova, no Teatro São Luiz, em Lisboa, com o objectivo de angariar fundos para a realização da exposição Cultural-Solidária "Palácio no Hospital...um olhar para a Arte - Palácio Nacional da Ajuda", no dia 15 de Março,

Entrevista, sobre a Matriz Portuguesa, no programa "Manhãs na TV" do canal Kuryakos TV, no dia 3 Março.

Fevereiro
“Encontros do Mundo em Lisboa – Argentina”,com S. Exa. Oscar Moscariello, Embaixador da Argentina, Convidado de Honra, 1 de Fevereiro, no Hotel Palácio do Governador, Lisboa. 

Janeiro
“Encontros do Mundo em Lisboa – Roménia”,com S. Exa. Ioana Bivolaru, Embaixadora da Roménia, Convidada de Honra, 11 de Janeiro, no Hotel Palácio do Governador, Lisboa. 

2016

Dezembro
“Encontros do Mundo em Lisboa – Recepção de Fim-de-Ano 2016”, ao Corpo Diplomático e Convidados de Honra dos Encontros do Mundo em Lisboa, 7 de Dezembro, no Salão das Naus, no Hotel Palácio do Governador, Belém, em Lisboa.

Novembro
Convidado no programa de televisão “Sociedade Civil”, episódio 161, na RTP2, com o tema “Boa Educação”, com o jornalista Luís de Castro, no dia 21 de Novembro.

“Encontros do Mundo em Lisboa – Ucrânia”, com S. Exa. Inna Ohnivets, Embaixadora da Ucrânia, Convidada de Honra, 2 de Novembro, no Hotel Palácio do Governador, Lisboa. 

Outubro
Realização da Cerimónia do Prémio Femina 2016, no dia 22 de Outubro, no Salão das Naus, no Hotel Palácio do Governador, Lisboa. 
A Comissão de Honra foi composta por João Micael, fundador do Prémio Femina, fundador e presidente da Matriz Portuguesa - MPADC - Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento, director da Academia de Protocolo e da revista Portugal Protocolo; Adriano Moreira, Politólogo, sociólogo, presidente da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Portuguesa da História; Membro do Concílio de Honra da Matriz Portuguesa - MPADC - Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento; Ruy de Carvalho, um dos Maiores Actores Portugueses, com uma carreira internacional, do Teatro, Cinema e Televisão.
As agraciadas com o Prémio Femina 2016 foram: Prémio Femina de Honra 2016, Embaixadora Ana Martinho; Isabel Nunes, por mérito nas Artes Plásticas e Visuais; Maria João Quintela, por mérito nas Ciências: Literatura Científica; Maria Palha, por méritos relevantes na Excelência Profissional, e, que tenha contribuído para o prestígio de Portugal e da Lusofonia: Actos de Humanitarismo em prol da dignidade e direitos do Ser Humano; Nysse Arruda, pela Divulgação da Cultura de Matriz Portuguesa no estrangeiro e na Lusofonia.

“Encontros do Mundo em Lisboa – República Tunisina”, com S. Exa. Saloua Bahri, Embaixadora da República Tunisina, Convidada de Honra, 12 de Outubro, no Hotel Palácio do Governador, Lisboa. 

Junho
“IX Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora”,Convidado para o painel de abertura do encontro, com a prelação “A Matriz Portuguesa e a Lusofonia”, pelo Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora. Foi agraciado com o Diploma de Membro Honorário, em reconhecimento do seu prestígio e pelo contributo dado à promoção das literaturas e culturas lusófonas no Mundo. 1 de Junho, no Centro Cultural de Cascais. 

“Encontros do Mundo em Lisboa – República da Turquia”, com S. Exa. Ebru Barutçu Gökdenizler, Embaixador da República da Turquia, Convidado de Honra, 30 de Junho, na Embaixada da República da Turquia, Lisboa. 

Maio
“Encontros do Mundo em Lisboa – República da Coreia”, com S. Exa. Yoon Lee, Embaixador da República da Coreia, Convidado de Honra, 4 de Maio, no Museu do Oriente, Lisboa. 

Abril
“Encontros do Mundo em Lisboa - Alemanha”, com S. Exa. Ulrich Brandenburg, Embaixador da Alemanha, Convidado de Honra, 6 de Abril, no Museu do Oriente, Lisboa. 

Fevereiro
“Encontros do Mundo em Lisboa - França”, com S. Exa. Jean-François Blarel, Embaixador de França, Convidado de Honra, 3 de Fevereiro, na Embaixada de França, Lisboa. 

Janeiro
Apresentação do livro “Um Tempo de Verdade” de João Garrido, com a chancela de Chiado Editora, na Chiado Clube Literário, no dia 24 de Janeiro, em Lisboa.

“Encontros do Mundo com Canadá - Economia, Sabores e Cultura”, com S. Exa. Jeffrey Marder, Embaixador do Canadá, Convidado de Honra, 6 de Janeiro, no Museu do Oriente, Lisboa. 

2015

Dezembro
Lançamento da obra e monólogo “Os Arroubamentos de Espírito de D. Maria I – Galeria das Rainhas Portuguesas” de João Micael, A obra teve a apresentação do autor e de Teresa Vilaça, directora da Casa-Museu da Fundação Medeiros e Almeida, no dia 3 de Dezembro, às 18h30m, naquele museu.
A actriz Amélia Videira, convidada de honra, fez uma breve leitura do monólogo com a apresentação dos retratos das Rainhas Portuguesas. Foi servido um chá em honra das Rainhas Portuguesas retratadas na obra, com especial dedicação à Rainha D. Catarina de Bragança, que introduziu esta bebida na corte inglesa, tornando-a um dos hábitos britânicos mais importantes e reconhecidos da sua Cultura no Mundo.

Novembro
Celebração do Quinto Aniversário da fundação do Prémio Femina 2015, no dia 28 de Novembro, no Salão Macau do Museu do Oriente, em Lisboa.
Após o jantar, a Mestre Amélia Videira, agraciada com o Prémio Femina 2010, leu um trecho do monólogo “Dona Maria de Portugal, a última Infanta de Avis”, com a exibição de dança quinhentista pelo Mestre Vicente Trindade, fundador e director da Academia de Dança Antiga de Lisboa.

A Comissão de Honra foi composta por João Micael, fundador do Prémio Femina, fundador e presidente da Matriz Portuguesa - MPADC - Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento, director da Academia de Protocolo e da revista Portugal Protocolo; Amadeu Leitão Nunes, representante Comercial de Angola em Portugal; Delmar Maia Gonçalves, presidente da Direcção do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora; e, Pedro Ferreira de Carvalho, Vice-Presidente do Conselho Geral da CIP - Confederação Empresarial de Portugal; Vice-Presidente da Comissão Executiva da AERLIS - Associação Empresarial da Região de Lisboa; Director Nacional responsável pela região de Lisboa e Vale do Tejo da ANJE - Associação Nacional dos Jovens Empresários; Co-Fundador e Vice-Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Roménia, Vice-Cônsul Geral Honorário do Consulado Geral da República da Libéria em Portugal; Director da Secção da Indústria, da Secção de Economia e da Secção Comissão Americana da Sociedade de Geografia de Lisboa; membro do Conselho de Administração da BECC - Business European Capital Cities; Membro do Conselho Municipal de Segurança dos Concelhos de Sintra, Loures e Odivelas; Conselheiro Nacional do CDS-Partido Popular, empresário; Adjunto da Gerência da JOCA.

As Agraciadas com o Prémio Femina 2015 foram: Prémio Femina de Honra 2015, Georgina Benrós de Mello, directora-geral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); Albina Assis Africano, por méritos relevantes na Excelência Profissional; Inocência Mata, por mérito nas Letras: Literatura - Investigação e ensino de Literaturas Lusófonas; Ana Mafalda Leite, por mérito nas Letras: Literatura: Poesia e ficção; Fátima Cardoso, por mérito nas Ciências: Investigação relevante; Soraya Gadit, por méritos relevantes na Excelência Profissional, e, que tenha contribuído para o prestígio de Portugal e da Lusofonia: Empreendedorismo e inovação; Sónia Matias, pela Divulgação da Cultura de Matriz Portuguesa no estrangeiro e na Lusofonia.

“Encontros do Mundo com Israel - Economia, Sabores e Cultura”, com S. Exa. Tzipora Rimon, Embaixadora de Israel, Convidada de Honra, 4 de Novembro, no Museu do Oriente, Lisboa. 

Outubro
Criação e realização da primeira edição do “Encontros Femina – Pensar, Querer, Realizar em Português”, que teve lugar no dia 20 de Outubro, com a Convidado de Honra.  Maria Cândida Rocha e Silva, presidente do Banco Carregosa.
“Encontros do Mundo com Cuba - Economia, Sabores e Cultura”, com S. Exa. Johana Tablada de La Torre, Embaixadora de Cuba, Convidada de Honra, 6 de Outubro, no Museu do Oriente, Lisboa. 

Junho

Criação do Pavilhão Virtual “Portugal - Gastronomia Multicultural Pluricontinental”, no âmbito da Expo 2015 “Alimentando o planeta, energia para a vida”, em Milão; representativo da Cultura Gastronómica de Portugal sustentada na sua História, e na Excelência dos seus produtos reconhecidos mundialmente como de qualidade ímpar. Permanecerá em vigor até ao encerramento da Expo 2015 “Alimentando o planeta, energia para a vida”, em Novembro de 2015. Ver mais »

Maio

Palestrante nas “II Jornadas de Secretariado – Etiqueta e Protocolo Empresarial, o caminho para o sucesso”, no Instituto Politécnico da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, no dia 27 de Maio.

Realização de “Tertúlias da Matriz Portuguesa com o apoio da Fundação Oriente, com a visita ao retiro fradesco no Convento da Arrábida, no dia 24 de Maio.

“Encontros do Mundo com Emirados Árabes Unidos - Economia, Sabores e Cultura”, com S. Exa. Najla Alqassimi, Embaixadora dos Emirados Árabes Unidos, Convidada de Honra, 6 de Maio. Ver mais »

Abril
Realização de “Tertúlias da Matriz Portuguesa”, com uma visita guiada pela Dra. Teresa de Seabra Cancela Vilaça, directora da Casa-Museu, num percurso criado especialmente para este encontro com o tema “Margarida e António Medeiros e Almeida, Uma intimidade partilhada com a Arte”, na Casa-Museu da Fundação Medeiros e Almeida, em Lisboa, no dia 11 de Abril. 

Março

Organização e promoção do espectáculo “Quatro Danças do Carnet de Bal – Dança Social do séc. XIX”, produzido pela Academia de Dança Antiga de Lisboa, para angariação de fundos a favor da AAMA Associação de Actividade Motora Adaptada, às 17h30, do dia 14 de Março de 2015, no Salão Nobre, do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa.

“Encontros do Mundo com Paquistão - Economia, Sabores e Cultura”, com S. Exa. Leena Salim Moazzam, Embaixadora do Paquistão, Convidada de Honra, 4 de Março. Ver mais »

Fevereiro
Lançamento do livro “Protocolo Litúrgico”, na Casa-Museu da Fundação Medeiros e Almeida. Apresentação de Teresa de Seabra Cancela Vilaça, Directora da Casa-Museu da Fundação Medeiros e Almeida e por João Micael, autor da obra, 18 de Fevereiro.

“Encontros do Mundo com Bangladesh - Economia, Sabores e Cultura”, com S. Exa. Imtiaz Ahmed, Embaixador do Bangladesh, Convidado de Honra, 4 de Fevereiro. Ver mais »

Janeiro
“Encontros do Mundo com Tailândia - Economia, Sabores e Cultura”, com S. Exa. Chakorn Suchiva, Embaixador da Tailândia, Convidado de Honra, 6 de Janeiro. Ver mais »

2014

Novembro
Realização da Cerimónia da quinta edição do Prémio Femina 2014 - Porto, no dia 8 de Novembro de 2014, na Sala Porto, do Porto Palácio Hotel. Após o jantar, o tenor Armando Calado, acompanhado ao piano por João Alberto Lima Queirós, deu um recital de árias de ópera. A cerimónia de imposição dos prémios às agraciadas concluiu a quinta edição do Prémio Femina. A insígnia do prémio foi executada por Margarida Pimentel, uma criadora portuense.
Comissão de Honra foi composta por João Micael, Fundador e director geral da Matriz Portuguesa - Sociedade Civil para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento; Luís Braga da Cruz, Presidente da Fundação Serralves; e, João Borges, Director de Arte, designer e museógrafo.
Agraciadas com o Prémio Femina 2014 foram: Prémio Femina de Honra, Maria de Belém Roseira; Por mérito nas Artes Plásticas e Visuais, Graça Morais; Por mérito nas artes de palco, cinema e televisão, Estrela Novais; Por mérito na Ciência, Raquel Seruca; Por mérito na Conservação do Ambiente e da Natureza, Luísa Valente; Por mérito no Desporto com resultados notáveis, e, que tenha contribuído para o prestígio do Desporto Nacional e de Portugal, Sara Moreira; Por méritos relevantes no Empreendedorismo e Excelência Profissional, Maria Cândida Rocha e Silva; Por actos de Humanitarismo em prol da dignidade e direitos do Ser Humano, Patrícia Viegas do Nascimento; e, Pela divulgação da Cultura, História e Sociedade portuguesas no estrangeiro e na Lusofonia, Ana Paula Laborinho. Ver mais »

Criação e realização da primeira edição dos “Encontros do Mundo com Itália - Economia, Sabores e Cultura”, que tiveram lugar no dia 4 de Novembro, com a presença de S. Exa. Renato Varriale, Embaixador de Itália, Convidado de Honra. Foi convidado especial Dr. Santi Cianci, presidente da Câmara de Comércio Italiana. Ver mais »

Agosto
Rubrica “Casamento católico”, para a revista “Cofre”, nº 16, II Série.

Junho
Comentador convidado na RTP Informação para a edição especial “Proclamação de Felipe VI, Rei de Espanha”, no dia 19 de Junho.
Entrevista à Rádio TSF sobre a “Proclamação de Felipe VI, Rei de Espanha”, no dia 19 de Junho.

Abril
Cerimónia de Apresentação da Matriz Portuguesa, com e debate com a presença de: Prof. Doutor Adriano Moreira – Membro da Academia das Ciências; Dr. António Ferreira de Carvalho – Presidente da AERLIS, vice-presidente da CIP e Cônsul-Geral da Libéria; Dr. José Arantes – Director dos Canais Internacionais da Rádio e Televisão de Portugal; Doutora Helena Águeda Marujo, Professora Auxiliar Convidada do ISCSP – Psicologia Positiva, Nações Positivas, no dia 29 de Abril, Salão Nobre do Museu Nacional de Arqueologia, Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
Fundação da Matriz Portuguesa – Sociedade Civil para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento.

Março
Consultoria para elaboração de programa protocolar para a cerimónia da Comemoração dos 25 anos do iBet – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, em 25 de Março, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, para a HIGH, Concept & Touch.

Janeiro
Consultoria para elaboração de programa protocolar para o 10ª edição das “Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência”, em 29 de Janeiro, em Lisboa, para a HIGH, Concept & Touch.

2013

8 de Outubro e 12 de Novembro

Palestras “O Chá, A Planta Divina - História e Cerimonial”, na Casa-Museu da Fundação Medeiros e Almeida, por ocasião da exposição “Chins e Ta Xi Yang Guo – 500 anos da Chegada dos Portugueses à China”.

23 de Abril

Criação da imagem e elaboração do programa de comunicação do concerto de música “Fados & Mornas”, do Professor Silvestre Fonseca, na Sociedade de Geografia de Lisboa, a favor da HELPO.

9 de Março

4ª Edição do Prémio Femina – “Notáveis Mulheres Portuguesas”, em Guimarães.

  • Comissão de Honra constituída por João Micael, Presidente da Comissão de Honra e Director Portugal Protocolo; João Serra, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Cidade Guimarães; Manuel Azevedo Graça, Director do Paço dos Duques de Bragança e do Museu de Alberto Sampaio; José Novais de Carvalho, Distinto médico e vimaranense; Eduardo Soares Pinto, Vice-presidente Lions Clube de Guimarães.
  • Atribuição do prémio Femina 2013 de Honra, Noémia Carneiro, Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães; Por mérito nas Artes de Palco, Cinema e Televisão, Susana Abreu; Por mérito nas Artes Plásticas e Visuais, Teresa Almeida; Por mérito nas Artes Musicais, Elisabete Matos; Por mérito na Conservação do Ambiente e da Natureza, Marta Chantal Ribeiro; Por mérito na Ciência, Laurinda Lemos; Por mérito no Desporto com resultados notáveis, e, que tenha contribuído para o prestígio nacional e de Portugal, Aurora Cunha; Por méritos relevantes no Empreendedorismo e Excelência Profissional, Maria José Marques; Por actos de Humanitarismo em prol da dignidade e direitos do Ser Humano, Joana Prata; Por mérito na Literatura, Maria José Meireles; Pelo estudo e divulgação da cultura, história e sociedade portuguesas no estrangeiro e na Lusofonia, Francisca Abreu. Ver mais »

5 de Março

Palestra "Liturgical Protocol", promovida por "Fact Finders", grupo das embaixadoras e embaixatrizes de países estrangeiros acreditados em Portugal.

2012

Novembro
Inauguração do programa “Almoço no museu…”, para promoção do encontro dos mundos da Cultura e o Empresarial para a discussão e debate de ideias e projectos, com a presença de convidados de honra, no dia 13 de Novembro, no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa.

3ª Edição do Prémio Femina – “Notáveis Mulheres Portuguesas” e organização da cerimónia de entrega do prémio, em Lisboa, em 7 de Novembro.

  • Comissão de Honra constituída por João Micael, Presidente da Comissão de Honra e Director Portugal Protocolo; Emanuel Dimas Pimenta, arquitecto, urbanista e compositor de música erudita contemporânea; Leonel Moura, artista conceptual em fotografia, inteligência artificial e arte robótica; Miguel Ribeiro, médico e fotógrafo; Victor Rodrigues, doutor em Psicologia e Psicoterapeuta.
  • Atribuição do prémio Femina 2012 de Honra, Assunção Esteves, Presidente da Assembleia da República Portuguesa; Por mérito nas Artes de Palco, Cinema e Televisão, São José Lapa; Por mérito nas Artes Plásticas e Visuais, Sofia Areal; Por mérito nas Artes Musicais, Rita Redshoes; Por mérito na Conservação do Ambiente e da Natureza, Lurdes Carvalho; Por mérito na Ciência, Sofia Duarte; Por mérito no Desporto com resultados notáveis, e, que tenha contribuído para o prestígio nacional e de Portugal, Marina Frutuoso de Melo; Por méritos relevantes no Empreendedorismo e Excelência Profissional, Marianela Mirpuri; Por actos de Humanitarismo em prol da dignidade e direitos do Ser Humano, Joana Daniel Wrabetz; Por mérito na Literatura, Ana Hatherly; Pelo estudo e divulgação da cultura, história e sociedade portuguesas no estrangeiro e na Lusofonia, Raquel Henriques da Silva. Ver mais »

Setembro

Rubrica "Protocolo empresarial e a boa imagem do executivo", para a revista Rumo Business Intelligence, Angola Ver mais »

Julho
Criação e comercialização da colecção de livros e gravuras “Memoriais com História – Lembranças de Excelência”, para as lojas de turismo, sobre o património cultural, arquitectónico e artístico de Portugal.

Master Class “Protocolo nas empresas” ministrada para os quadros de direcção da Santa Casa da Misericórdia de Almada, na Casa da Cerca, no dia 16. Ver mais »

Junho
Consultoria para elaboração de programa protocolar para o “III Congresso “Prevenir e Reparar: Acidentes em Tempo de Crise” Liberty Seguros, em 1 de Junho, em Lisboa, para a HIGH, Concept & Touch.

Maio

Lançamento do livro “Protocolo nas empresas em Portugal”, na Livraria Ferin, em Lisboa, no dia 16. Apresentado por António Ferreira de Carvalho, Presidente de AERLIS – Associação Empresarial da Região de Lisboa e por João Micael, autor da obra. Ver mais »

Consultoria para elaboração de programa protocolar para a cerimónia de entrega do PRÉMIO FERNANDO PESSOA 2011, do grupo IMPRESA e CGD-CULTURGEST, no dia 14 de Maio, na Culturgest, em Lisboa, para a ACTING OUT.

Abril
Orador convidado para uma palestra na cadeira “Empreendedorismo e empresas familiares”, na Universidade Lusíada de Lisboa.

Consultoria para elaboração de programa protocolar para a cerimónia de inauguração das novas instalações da MICROSOFT em Lisboa, para a HIGH, Concept & Touch.

Março
Lançamento do livro “Protocolo à mesa”, no Espaço Sarmento, em Lisboa, no dia 7.

Fevereiro
Orador convidado no painel “As Relações Públicas no Protocolo” com o tema “Protocolo, uma disciplina de Excelência”, nas II Jornadas de Relações Públicas – Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, nos dias 7, 8, 9 e 10.

Apresentação do livro “Protocolo nas empresas em Portugal”, nas II Jornadas de Relações Públicas – Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, no dia 8.

Janeiro
Consultoria para elaboração de programa protocolar para a comemoração do 8º aniversário do programa “Imagens de Marca” para Olho Azul, no restaurante Aura, em lisboa, em 31 de Janeiro.

2011

Outubro
Master Class “Protocolo na organização e programação de eventos sociais e empresariais”, em 11 de Outubro de 2011.

Maio
2ª Edição do Prémio Femina – “Notáveis Mulheres Portuguesas” e organização da cerimónia de entrega do prémio no Clara Jardim Restaurante, em Lisboa, em 17 de Maio.

    • Comissão de Honra constituída por João Micael, Presidente da Comissão de Honra e Director Portugal Protocolo; António Ferreira de Carvalho Presidente da AERLIS – Associação Empresarial da Região de Lisboa; António Gentil Martins, Presidente da Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal e Ex-Presidente da Ordem dos Médicos e da Associação Médica Mundial; José Miguel Júdice, Presidente Conselho Executivo da Fundação Inês de Castro e Manuel Carmo, Presidente da Manuel Carmo Foundation.
    • Atribuição do prémio Femina 2011 de Honra a Maria de Jesus Barroso Soares; Por mérito nas Artes Plásticas e Visuais a Virgínia Goes; Por mérito na Ciência a Maria do Carmo Fonseca; Por mérito no Desporto com resultados notáveis, e, que tenha contribuído para o prestigio nacional e de Portugal a Telma Monteiro; Por méritos relevantes no Empreendorismo e Excelência Profissional a Isabel Vaz; Por actos de Humanitarismo em prol da dignidade e direitos do Ser Humano a Isabel Jonet; Por mérito na Literatura a Luísa Beltrão; Pelo estudo e divulgação da cultura, história e sociedade portuguesas no estrangeiro e na Lusofonia a Margarida Ruas. Ver mais »

Criação e organização dos Momentos Portugal Protocolo, com o almoço/debate “A Mentira e a Manipulação no Discurso Político”, com a convidada de honra, Margarida Ruas, em Lisboa, em 3 de Maio.

Abril
Consultoria para elaboração de programa protocolar para a cerimónia de inauguração do “Edifício do Mar do Oceanário de Lisboa”, em 7 de Abril.

Orador na Master Class “Protocolo, Imagem e Comunicação – Os profissionais de Excelência”, em 5, 7 e 12 de Abril.

Fevereiro e Março
Orador na Master Class “Protocolo, Imagem e Comunicação – Os profissionais do novo Milénio”, em 22 e 24 de Fevereiro e 1 de Março.

Fevereiro
Consultoria para elaboração de programa protocolar para a cerimónia de comemoração do 150º Aniversário da BAYER, para a HIGH, Concept & Touch.

2010

  • Encontro Profissional de Protocolo – 2010, com os oradores Henrique Pietra Torres (Protocolo Oficial e Autárquico), João Micael (Protocolo nas Empresas), Adriano Firmino (Protocolo nas empresas) e Pedro Luiz de Castro (Relações com os Meios de Comunicação Social). Encerramento com a conferência “A Comunicação e as Relações Institucionais nas Empresas” com os oradores convidados António Ponces de Carvalho, director da Escola Superior de Educação João de Deus e Antonieta Lopes da Costa, directora da Rádio Europa. Entrevista na Rádio Europa. Ver mais»
  • Criação do Prémio Femina 2010 e organização da cerimónia de entrega do prémio na Sala “Vitorino Nemésio”, no restaurante “A Commenda”, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, em 19 de Maio.
    • Comissão de Honra constituída por António Ponces de Carvalho, director da Escola Superior de Educação João de Deus; João Micael, director de Portugal Protocolo; João Salvado, economista; Jorge Couto, Director-Geral Biblioteca Nacional de Portugal; José Vicente Moura, Presidente do Comité Olímpico de Portugal e Luís Fonseca de Almeida, Presidente do INAC – Instituto Nacional de Aviação Civil e CEAC – Conferência Europeia da Aviação Civil.
    • Atribuição do prémio Femina 2010 de Honra a Manuela Ramalho Eanes; Por mérito nas Artes de Palco, Cinema e Televisão a Amélia Videira; Por mérito nas Artes Plásticas e Visuais a Maria-Thereza Mimoso; Por mérito nas Artes Musicais e Bel Canto a Maria João Quadros; Por mérito na Ciência a Elvira Fortunato; Por mérito no Desporto com resultados notáveis, e, que tenha contribuído para o prestigio nacional e de Portugal a Esbela da Fonseca Miyake; Por méritos relevantes no Empreendorismo e Excelência Profissional a Estela de Magalhães Barbot; Por actos de Humanitarismo em prol da dignidade e direitos do Ser Humano a Margarida de Lencastre; Por mérito na Literatura a Luísa Beltrão; Pelo estudo e divulgação da cultura, história e sociedade portuguesas no estrangeiro e na Lusofonia a Isabel Silveira Godinho. Ver mais»
  • Orador na Master Class “Protocolo, Imagem e Comunicação – Os profissionais do século XXI”, em parceria com a Escola Superior de Educação João de Deus, em Lisboa, em Abril e Maio. Ver mais»

2009

  • Orador convidado pela Escola Superior de Tecnologia, no âmbito do CET de Praticas Administrativas e Gestão, para o seminário “O Sucesso do Protocolo e Imagem”, em Águeda, em 2 de Dezembro.
  • Organização, elaboração de comunicação e design gráfico:
    • Inauguração da exposição de pintura “A Comunicação e o Xadrez na Arte” e instalação de Xadrez “Sublime Fantasia” da pintora Virgínia Goes, Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, em 29 de Outubro;
    • Lançamento do livro “Sublime Fantasia” da pintora Virgínia Goes, Fundação Portuguesa das Comunicações em Lisboa, em 29 de Outubro;
    • Supervisão da sessão fotográfica para os projectos supra indicados;
    • Encerramento da exposição com a palestra “O Xadrez e a Gestão na Arte”, Orador Prof. Doutor Fernando Miguel Pereira Alves, em 26 de Novembro.
  • Organização de jantar para a apresentação do tríptico “O Xadrez dos Poetas” e desenhos originais “Fernando Pessoa”, em série limitada, da pintora Virgínia Goes, no Grémio Literário de Lisboa, 3 de Março.
  • Organização do debate e almoço “Mulheres no Séc. XXI – Liderança no Feminino”, no AC Lisboa Hotel. Foram convidadas para o painel de oradoras de prestígio Maria Teresa d’Avila, presidente nacional da AMEP – Associação das Mulheres Empresárias em Portugal; Isabel Meirelles, personalidade conhecida da televisão na divulgação dos assuntos europeus e Margarida Ruas, assessora do Conselho de Administração da EPAL e Vice-presidente da Manuel Carmo Foundation, Antonieta Lopes da Costa, directora da Rádio Europa, moderou o debate, em 29 de Junho;
  • Câmara Municipal de Loures – Gabinete de Apoio à População Sénior, para a palestra “Protocolo e Etiqueta”, no programa “Conversas de Gente Crescida”, para a comunidade Sénior do Concelho, realizada na Academia dos Saberes, pólo de Loures, em 22 de Junho;
  • Apresentação da edição Nº6 Portugal Protocolo “Protocolo na Aviação Civil”, no Museu da Ana Aeroportos, em Lisboa. O mundo da aviação compareceu a este evento, entre os convidados esteve o presidente do INAC – Instituto Nacional de Aviação Civil”, Luís Fonseca de Almeida, em 15 de Abril.

2008

  • Organização do programa protocolar do lançamento do livro "História da Aviação e do Controlo de Tráfego Aéreo", de Natividade Gomes Augusto, no Hotel Radisson, Lisboa, em 10 de Dezembro;
  • Organização, em parceria com o IAEC – Instituto Americano de Estudos de Comunicação do “Seminário Europeu de Protocolo – Programas Especiais Internacionais”, em Bruges, em Novembro.
  • Organização, em parceria com o IAEC – Instituto Americano de Estudos de Comunicação, do I Encontro Empresarial, no Hotel Avenida Palace, em Lisboa, em 24 de Junho. Foi debatida a importância do Protocolo Social no Meio Profissional, conduzido por Henrique Pietra Torres, especialista na área do Protocolo. O I Encontro visou igualmente a vertente de entreajuda em que foram leiloadas peças de relevantes artistas portugueses, como uma pintura de Virgínia Goes, uma edição de colecção do livro “29 Janelas de Maluda” do Mestre Homem Cardoso, a colecção “Aqua Librae” de Manuel Carmo, uma peça de cerâmica de Dário Vidal e uma peça de joalharia de Filipe Caracol, cujo valor reverteu a favor da SOL – Associação de Apoio às crianças infectadas pelo Vírus da Sida e suas Famílias, com a presença de Teresa de Almeida, presidente da associação, como convidada de honra.

2007

Junho
Lançamento da revista PP.Digital

  • Organização e elaboração de comunicação do Ciclo de Homenagem “António Homem Cardoso – 40 Anos de olhar…”, pela sua carreira ímpar e pelo engrandecimento da arte fotográfica em Portugal:
    • Apresentação do ciclo de homenagem aos Órgãos de Comunicação Social, no estúdio de fotografia Homem Cardoso, em Lisboa, em 19 de Abril;
    • Inauguração do ciclo de Homenagem no Salão Nobre da Sociedade Nacional de Belas Artes. Contou com a presença de mais de três centenas de convidados, amigos e admiradores do mestre, como a ministra da cultura, Isabel Pires de Lima; Emília Nadal, presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes, Dom Duarte de Bragança e José Miguel Júdice, em Lisboa, em 10 de Maio;
    • Palestra “Tempos de Mudança”, na Biblioteca da Sociedade Nacional de Belas Artes, com um painel de oradores como Emília Nadal, presidente da SNBA, Margarida Calado, docente de história da arte da SNBA e da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, Francisco de Almeida Dias, fotógrafo, tendo Pedro Luiz de Castro, profissional da comunicação social sido o moderador da palestra, em 29 de Maio.

2006

Criação do gabinete Portugal Protocolo

18 de Outubro
Lançamento da revista Portugal Protocolo.

 

Topo

 

 
Avenida da Liberdade, nº 129 B - 1250‐140 Lisboa | matriz@matriz-portuguesa.pt | +351 91 287 10 44
Todos os Direitos reservados©